Projeto de Educação Ambiental “Esse Rio é Meu”

Em primeiro turno, foi aprovado o projeto de lei n.º 1.272/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Maciel, que institui o programa “Esse Rio é Meu” no âmbito das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Monlevade e dá outras providências. A matéria contem emenda da Comissão de Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente e subemenda da Comissão de Legislação e Justiça e Redação.

A emenda dispõe “que o município determine aos órgãos competentes a conservação e deslocamento de águas de nascentes e minas que não estão sendo aproveitadas pela população para alimentar cabeceiras de córregos que estejam em situação precária e o reflorestamento nas cabeceiras dos córregos e nascentes.”

Belmar Diniz parabenizou o vereador Gustavo Maciel pela autoria da matéria e o vereador Revetrie Teixeira, por ter apresentado a emenda. Ele lembrou que Revetrie “construiu a emenda junto à Secretaria de Meio Ambiente com objetivo de aprimorar a proposta”.

Por sua vez, Revetrie Teixeira destacou a importância da educação Ambiental nas escolas para as crianças. Ele lamentou que há poucas ações voltadas para o setor na cidade. Revetrie ainda ressaltou que “a preservação, plantio e conservação das cabeças dos córregos e nascentes é primordial”.

Gustavo Maciel agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto. Ele lembrou que a matéria foi sugerida pelo Lions Clube Sobral Monlevade e implementada em várias outras cidades. Maciel ainda endossou que a proposta visa educar e envolver as escolas e toda comunidade em prol da revitalização dos rios e a conscientização quanto ao uso sustentável e preservação dos corpos hídricos. “Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação da matéria e vamos buscar junto ao Executivo para que a proposta seja implementada no município e que ela assegure que as crianças e adolescentes sejam mais conscientes do que nós, adultos, somos hoje”.

por Acom CMJM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *