Aconteceu nesta sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 , a audiência publica com a Deputada Federal Duda Salabert, sobre a criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal da Serra do Caraça em Catas Altas. Salabert, ouviu os anseios da população em relação a conservação da Serra do Caraça e do seu quadrilátero aquífero.
Grande parte das nascentes de Catas Altas, são de águas de Classe Especial, uma vez que suas nascentes são protegidas pelas Serra do Caraça e seus conjuntos de montanhas que se estendem de Catas Altas até as cidades vizinhas de Santa Bárbara e Barão de Cocais.
A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Catas Altas, e contou com a presença dos vereadores. Os moradores pontuaram vários problemas enfrentados principalmente em Catas Altas, com as mineradoras que a todo momento solicitam autorização de lavras, para explorar a região próximo a Serra e suas nascentes. A solução para o conflito, seria a criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal da Serra do Caraça, garantindo assim proteção a proteção ambiental.
Após o encontro, foi realizado uma visita na Cachoeira da Santa, alvo de polemica na cidade nos últimos dias, já que a mineradora A Mineradora Setovi, tem o mesmo quadro de sócios da antiga mineradora Maybach, que durante o primeiro mandato do prefeito Saulo Morais em 2009, conseguiu o aval para exploraras áreas localizadas entre as cachoeiras da Santa e Maquiné. As licenças, porém, foram revogadas.
Outra empresa ligada à Setovi é a Atlântica Minas, que em 2019, sob gestão do ex-presidente da Câmara e atual secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Bento, apresentou um plano para revitalizar o local. Para isso a empresa pretendia extrair um montante de 3 milhões de toneladas de minério. A gestão anterior não concordou com os termos, justificando que a extração mineral no local não pode ser realizada por se tratar de área de proteção ambiental. Desde 2018, o Ministério Público exige por parte da empresa a recuperação do local degradado.
Neste ano a Setovi reapareceu no município, constando entre as empresas que ajudaram a patrocinar a Festa do Vinho. Segundo informações ainda não confirmadas, haverá a distribuição gratuita de chopp no Reveillon, financiado por outra mineradora com interesse em atividades ao redor da Serra do Caraça.
Em abril, o prefeito Saulo tentou através do PL 821/22, alterar a estrutura do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente). Desde 1998 quando foi criado, o Conselho é formado por 11 representantes. Pelo projeto, o número de cadeiras subiria para 15, sendo que das 4 novas vagas, 3 seriam destinadas ao Poder Executivo, enquanto a outra seria para a mineração, que já possui direito a uma cadeira no Conselho. Em maio, o prefeito vetou uma emenda aditiva aprovada pela Câmara, que institui a criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Serra do Caraça no novo Plano Municipal de Turismo.
Foi um momento de muito aprendizado e conscientização sobre o sentimento de pertencimento pela cidade histórica e ecológica de Catas Altas e sobretudo refletir sobre qual futuro estamos construindo para a cidade tal como para o Estado de Minas Gerais, uma vez que estamos colocando em risco todo o corpo hídrico e não estamos levando em consideração as mudanças climáticas dentre vários outros fatores destacados.
Siga a @monumentonatural_serradocaraca e apoie a preservação dessa Serra que é patrimônio de toda a Humanidade!
@duda_salabert, o nosso muito obrigado pelo apoio e atenção pela região do Caraça.
E estendemos nossos agradecimentos a todas entidades envolvidas @camaradecatasaltas, @mam.nacional, @oabsantabarbaramg, @revista_quadrilatero.
Fecharam a Cachoeira da Santa, é assim que o poder executivo trata os moradores.
Dia 24 de janeiro foi colocado que o prefeito e as secretarias queria fechar as Cachoeiras. Ate o momento nenhuma informação foi publicada, mas sabemos que existe o interesse de minerar o local em curso.
Se porventura tiver moradores da cidade com conhecimento do que está ocorrendo, por gentileza, reporte para nós.
A Setovi mineração realizou serviços de sondagem PERFURANDO O SOLO muito próximo a Cachoeira da Santa e Maquiné ainda neste mês de fevereiro.
Sugerimos muita atenção e divulgação deste fato para podermos compreender a situação, sem colocar em risco a criação da Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal da Serra do Caraça.
Fomos cientificados agora há pouco.
Salve a Serra!
A SERRA PEDE SOCORRO
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba se reunião hoje (dia 19 de agosto de 2010) em Santa Bárbara, para a 43ª Reunião Ordinária do CBH Piracicaba. A reunião aconteceu no Auditório Parque Recanto Verde área que foi recuperada pela Companhia Vale do Rio Doce e entregue a comunidade como Parque Ambiental.
O assunto que gerou mais polêmica foi da “Maybach Mineração”, onde o prefeito de Catas Altas,
Saulo Morais de Castro está sendo acusado de contratar uma empresa particular para dar um parecer favorável, já que o órgão ambiental do município o “CODEMA NEGOU A LICENÇA”. Procuramos o presidente do CODEMA, mas segundo informações o prefeito Saulo, nomeou outro presidente, já que o antigo não era favorável a mineração. FONTE BRASIL PQP – www.brasilpqp.com.br
Que seja Instituido o Monumento Natural Serra do Caraça em Catas Altas-MG.