Prefeitura dá início à coleta seletiva em todos os bairros

Caminhões começam a recolher os materiais na segunda-feira, 3 de julho

A Prefeitura de João Monlevade, em parceria com a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom), está dando um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental e à conscientização da população. A partir da próxima segunda-feira (3 de julho), a coleta seletiva de materiais recicláveis será feita em todos os bairros da cidade.

Essa iniciativa representa um marco significativo no compromisso da Prefeitura e da Atlimarjom em promover a reciclagem e reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos. Com a coleta seletiva, os cidadãos terão a oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente, com a separação correta dos materiais recicláveis.

Antes do início efetivo da coleta seletiva, a Prefeitura e a Atlimarjom estão empenhadas em realizar um trabalho de conscientização junto à comunidade, com visitas em todas as residências da cidade. O objetivo é informar e orientar os moradores sobre a importância da separação adequada dos resíduos, os benefícios da reciclagem e como participar ativamente desse processo.

“É fundamental ressaltar a importância da participação de todos nesse processo. A reciclagem não acontece apenas nos caminhões de coleta, mas começa em nossas casas, no momento em que separamos os resíduos de forma adequada. Ao separar os materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal, estamos contribuindo para a preservação dos recursos naturais, a redução da poluição e o aumento da vida útil dos aterros sanitários”, reforça o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva.

A dona de casa Maria Antônia da Silva, já recebeu a visita dos voluntários da coleta em sua casa. Ela que mora no bairro Sion, disse que sempre separou os recicláveis. “Antes não recolhiam, agora vão coletar e acho muito importante esta iniciativa. Podem contar comigo”, falou.

O que é coletado

Importante lembrar que podem ser separados para a coleta papéis em geral, como jornais, revistas, caixas de leite e suco, assim como latas de alumínio, panelas e sucatas de aço. Embalagens vazias de comprimidos, como blisters, garrafas PET, sacolas, copos e pratos de plástico também são recicláveis. Além disso, os caminhões farão a coleta de óleo usado, que deve ser armazenado em garrafa pet. É importante ressaltar que os vidros devem ser acondicionados separadamente e, caso estejam quebrados, devem ser identificados para evitar acidentes.

Confira o cronograma da coleta:

Segunda-feira

Areia Preta, Vila Tanque, Baú, Laranjeiras, Metalúrgico, Belmonte, santo Hipólito, Teresópolis, Petrópolis e Nova Monlevade.

Terça-feira

JK, Rosário, Mangabeiras, Vale do Sol, José Elói, São João, São Jorge, Castelo, São Benedito, Burian, Tanquinho 1 e 2, Sion, Paineiras, Campos Elísios, Nova Esperança, Nova Aclimação, Cidade Nova, Boa Vista, Nova Cachoeirinha, Ponde Funda e Campo Alegre

Quarta-feira

Lucília, São Geraldo, Satélite de Baixo, Satélite de Cima, José de Alencar, Loanda, Vera Cruz, Palmares, ABM, Estrela Dalva, Santa Cecília, Cruzeiro Celeste, 1º de Maio, Corumbiara de Vanessa e Monte Sagrado.

Quinta-feira

Nossa Senhora da Conceição, Alvorada, Lourdes, República, Aclimação, Novo Horizonte, Centro Industrial, Santa Cruz, Amazonas, Jacuí, Serra do Egito, Pedreira, Santa Bárbara, Vale da Serra, recanto Paraíso, Industrial e Ipiranga.

Sexta-feira
Carneirinhos, Empresas, Novo Cruzeiro, Ernestina Graciana, Promorar e Planalto.

Os caminhões começam os trabalhos a partir das 8h.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *