Festival Audiovisual de Cultura

18 e 19 de agosto de 2023 – Santa Bárbara – Barão de Cocais

Estamos em Minas Gerais, estado de amplo e diverso território, fundado por múltiplas matrizes culturais. Somos trabalhadores de uma mesma região do sul global, e aqui nos dedicamos aos campos da arte e da cultura. Trabalhamos desde sempre em um regime de escassez, instabilidade e incerteza sobre as políticas públicas voltadas ao nosso campo de atuação na sociedade.

É nesse contexto que tem início a história do Festival Audiovisual de Cultura (FAC). Concebido ainda em 2020, em meio ao período de isolamento social, o evento se propõe a responder e desdobrar ao menos três questões colocadas, nos dias atuais, frente aos campos da arte e da cultura.

A primeira delas se relaciona ao contexto de concepção do festival, quando não era possível realizar eventos presenciais: por que não experimentar a potência de um festival virtual, se já há algum tempo temos acessado pela internet tantos produtos e experiências culturais?

A segunda, por sua vez, se refere à proposição de encontros entre autoras, autores e trabalhos vinculados a diferentes campos e práticas artísticas. Ao reunir, para além de profissionais do audiovisual, também criadoras e criadores vinculados às artes do corpo, à música e às artes visuais, esperamos agregar públicos e fomentar diálogos ainda pouco comuns em nossa cena cultural.

Por fim, ao assumir um compromisso com a documentação, a catalogação, a preservação e a criação de um amplo acervo audiovisual digital, esperamos contribuir para a construção de uma possível historiografia da produção realizada em diferentes cantos do estado de Minas Gerais. www.festivalfac.com.br

Santa Bárbara

Nossa próxima parada é na cidade de Santa Bárbara! Iremos promover ações presenciais na cidade e estamos super contentes de conhecer um lugar tão aconchegante!!!

Serão ofertadas oficinas gratuitas e também mostra audiovisual para toda comunidade! Alô santabarbarenses, preparem os festejos que estamos chegando!

As origens de Santa Bárbara remontam o período da exploração do ouro em Minas Gerais, no início do século XVIII. O bandeirante paulista Antônio Silva Bueno, conforme registro no calendário litúrgico, chegou aqui em 4 de dezembro de 1704, dia de Santa Bárbara e, por este motivo, batizou o ribeirão com este mesmo nome. Dotada de relevante patrimônio arquitetônico, a cidade oferece diversos atrativos culturais, sendo o principal o Santuário do Caraça. Outros monumentos de destaque são a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, o Memorial Affonso Penna, a Casa de Cultura, o Prédio da Cadeia Antiga e a Estação Ferroviária.

Você conhece Santa Bárbara?


Barão de Cocais

Já estão sabendo que, pela primeira vez, teremos ações presenciais? Pois é, nesta edição o formato é híbrido!

Serão ofertadas oficinas gratuitas e também mostra audiovisual para toda comunidade! E uma das cidades que nos receberá será Barão de Cocais… Alô cocaienses!!!!!!

Conhecida nacionalmente como Portal do Caraça, a atual Barão de Cocais foi fundada no início do século XVIII, por bandeirantes portugueses e paulistas que descobriram o lugar depois de descer o rio São João, a partir do povoado Socorro. Em 1764, teve início a construção da atual Igreja Matriz São João Batista do Morro Grande, considerado o primeiro projeto arquitetônico atribuído a Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), que esculpiu a imagem de São João Batista na porta de entrada e projetou o conjunto da tarja do arco-cruzeiro no interior da igreja. Foram gastos 21 anos para a conclusão da Matriz, que foi inaugurada em 1785.

Estamos chegando e com ansiedade para conhecer mais moradores e toda beleza natural de Barão! Você conhece essa cidade?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *