João Monlevade realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

A Fundação Casa de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural realizam a 1ª Conferência Municipal de Cultura nos dias 18 e 19 de outubro. O evento, que acontecerá de 18 às 21 horas no auditório do Centro Educacional de João Monlevade, tem por objetivo discutir políticas públicas de cultura e definir diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.

A participação é aberta a qualquer pessoa interessada, e, é necessário se cadastrar por meio de formulário online na plataforma Sympla.

Como o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, definido pela organização da 4ª Conferência Nacional, a edição local será focada em três eixos temáticos: “democratização do acesso à cultura e participação social”; “diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural”; e “economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade”.

CMC • CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA
Tema: Democracia e Direito à Cultura

Dia 18/10: Debates, formulação e escolha de Propostas.

  • Grupo 1 • EIXO 2 : Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social.
  • Grupo 2 • EIXO 4 : Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural.
  • Grupo 3 • EIXO 5 : Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.

Dia 19/10: Eleição de Propostas e Delegados.

  • Eleição de Delegados para representar o Município na conferência Estadual.
  • Eleição de Propostas que serão levadas a conferência Estadual.

Local

Centro Educacional de João Monlevade

Rua Duque de Caxias, 830, Anfiteatro, José Elói

João Monlevade, MG

Durante o encontro, serão formados no primeiro dia grupos para discussão dos eixos temáticos e formulação de propostas. No último dia, serão eleitos delegados para representar a cidade na Conferência Estadual, em dezembro. A programação deverá ter também apresentações artísticas, que serão divulgadas em breve.

Adesão

Esta é a primeira vez que João Monlevade realiza uma Conferência Municipal de Cultura, passo imprescindível para completar adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, assim, se beneficiar de programas federais para o setor.

Em outubro de 2021, foi sancionada pelo prefeito Laércio Ribeiro a Lei 2418, que instituiu o Sistema Municipal de Cultura, primeiro passo para o município aderir ao SNC. A adesão é obrigatória a todos os municípios que receberam este ano repasses da União por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), como é o caso de João Monlevade, contemplada, em agosto, com R$ 700 mil.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *