O monlevadense Marcelo Barbosa, o conhecido Marcelo “Sputnik” acaba de receber o convite para expor fotos em dois salões de artes na Europa. Imagens da exposição “Sob a Benção do Rosário: O Sincretismo Religioso – Fé e Tradição de um Povo”, em que ele captura manifestações de fé e religiosidade a partir do Congado, foram selecionadas para duas mostras, em Portugal e na França.
A primeira, em Portugal, é uma exposição minimalista onde seis fotos foram escolhidas e serão impressas em azulejos portugueses. A mostra poderá ser visitada na Galeria Galleryspt, na cidade de Marinha Grande, região de Leiria, durante o mês de julho de 2023.
Marcelo lembra que no país, os tradicionais azulejos dominam a cultura e tradição, uma herança chinesa e com a cerâmica italiana, fortemente desenvolvida e ali aprimorada. “Só que, nós artistas, somos capazes de criar e transformar tudo e todos, assim, os tradicionais azulejos portugueses terão as artes de artistas brasileiros e portugueses com tema livre”, diz. A galeria promove exposições individuais e coletivas de artistas de todo o mundo e já expos trabalhos de brasileiros.
A outra exposição, segundo Marcelo, será na França, durante o 21° Salão Internacional de Artes de Paris (SAC).
Para essa mostra, cinco fotos do monlevadense foram aprovadas pelo conselho curador da exposição, entre os meses de novembro e dezembro de 2023. O SAC explora várias formas de artes, como pintura, desenho, fotografia, audiovisual, literatura, entres outras e proporciona uma variada programação gratuita com artistas de várias partes do mundo. A Curadoria tem a atenção para a variedade de técnicas, inovação e qualidade visual dos trabalhos.
Conforme Marcelo, o trabalho fotográfico, foi contemplado no programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, através do projeto Mostra da Diversidade Cultural, que aconteceu no fim de setembro em João Monlevade. A exposição completa é composta de 16 fotos no formato de 30 x 45 com registros do Congo do Espírito Santo e a Congada em Minas Gerais. E contou com a curadoria de Letícia Araújo Barbosa, a Lelet. A exposição completa poderá ser visitada no site visaoambiental.com.
Expressão Cultural
A congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matrizes africanas. Nesta festa, louva-se Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos negros escravizados. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros.
A congada é celebrada de norte a sul do Brasil, inclusive, em João Monlevade e cidades da região, onde a festa é tradicional. Não há um dia fixo, mas os meses de maio e outubro, consagrados a Nossa Senhora, costumam ser escolhidos para essa celebração religiosa e popular. Em algumas partes do Brasil, como no Espírito Santo, o Congo é celebrado em dezembro, com a Fincada de Mastro e janeiro com a Retirada do Mastro.
Fonte: jornal A Noticia https://anoticiaregional.com.br/noticia.php?id=20867/Artista-monlevadense-tem-obras-selecionadas-para-exposiçoes-na-Europa
Les Arts Dînent à l’Huile 2005 Ano Brasil na França – Les Arts Dînent à l’Huile – Festival pruridisciplinaire qui a fait preuves d’audace, d’originalité, de convivialité et d?